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  • Claudia Pinto

10 DICAS PARA DEMITIR PESSOAS

Updated: Apr 21

Demitir colaboradores nem sempre é uma tarefa fácil. Esta é uma responsabilidade da chefia imediata e não deve ser delegada a outra pessoa. Quando o líder acompanha o liderado e dá feedbacks constantes, fica mais fácil demitir, pois o colaborador já estará sendo avisado em relação à sua performance e não haverá surpresas. Devemos dar todas as oportunidades para as pessoas, mas chega uma hora que não vale a pena insistir. Dependendo da situação, não é estratégico adiar a demissão. Muitas vezes, um colaborador incompetente pode contaminar toda uma equipe. E, se você demora, sua liderança é questionada e você passa a não ser bem visto pelos demais colaboradores.

Preparamos algumas dicas que podem ajudar você, líder, empresário ou gerente nesta tarefa:

1. Você deve demitir o colaborador pelo desempenho e atuação no cargo e não pela pessoa, o foco deve ser no aspecto profissional.

2. Escolha um ambiente apropriado, evite expor a pessoa em público. Dependendo da situação, chame um colaborador para testemunhar a comunicação da demissão.

3. Aja de modo educado e respeitoso, controlando suas emoções, mesmo que o motivo para a demissão seja muito forte e você esteja muito desapontado com o colaborador. Nunca responda a agressões verbais ou físicas. Não utilize este momento para fazer ajustes de contas. Não vale a pena. Em caso de alguma agressão verbal do colaborador, responda com expressões como: “Percebo que você está insatisfeito com a demissão. Você quer falar mais sobre isto?” ou “Vejo que o que falei é uma surpresa para você, em que você objetivamente não concorda?” Deixe que o colaborador se expresse e mantenha sua decisão.

4. Durante o período em que o colaborador estiver na empresa, mantenha o hábito de fazer registros sobre o desempenho do mesmo, isto o ajudará a embasar seus argumentos facilitando a demissão.

5. Evite fazer rodeios na hora de comunicar a demissão. Seja objetivo, direto, porém respeitoso.

6. Assuma a decisão da demissão, evitando dizer que outra pessoa decidiu. Mesmo que a decisão da demissão tenha partido de esferas superiores, o líder imediato deve trazer para si esta responsabilidade.

7. Não utilize boatos para justificar o motivo da demissão. Use sua própria observação e não a fofoca de outras pessoas. Uma demissão não deve partir de boatos e sim de dados concretos.

8. Antes de demitir cabe ao líder perguntar a si mesmo: Fiz tudo que podia pelo colaborador? Treinei, orientei, dei todas as oportunidades? As vezes a falha pode estar na sua condução.

9. O mais indicado é você deixar claro qual o motivo pelo qual o colaborador está sendo demitido. Agindo assim, você estará contribuindo para que ele possa corrigir suas falhas.

10. Comunique a equipe, explicando de forma breve e objetiva a causa da demissão, evitando possíveis boatos. Reforce sua confiança nas pessoas que ficaram.




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