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  • Claudia Pinto

NÃO TENHA MEDO DE LIDERAR, ASSUMA O COMANDO DA SUA EQUIPE!

A liderança é o principal desafio de qualquer empresário, gestor, gerente ou líder de equipe em qualquer empresa seja ela grande ou pequena. Contudo, há muitos chefes que tem medo de liderar. Muitos são os motivos.

A delegação é um aspecto muito importante para qualquer líder, pois tira a sobrecarga de tarefas burocráticas, ajuda na gestão do tempo, desenvolve a equipe e agiliza a tomada de decisão. Além disso, deixa a chefia com mais tempo para tratar assuntos mais estratégicos como planejar, acompanhar, treinar, orientar, coordenar recursos, traçar metas, etc.

Porém, em nome da delegação, muitos líderes deixam de cumprir o seu importante papel. A ausência de orientação, direção, feedback diário, podem ter efeitos desastrosos no desempenho das equipes. Resultado: muitos erros, desperdício, retrabalho e ineficiência.

O tempo, ou a falta dele, também é uma desculpa para o chefe não assumir o controle da sua equipe. Há também aquele chefe “gente boa” que prefere evitar o confronto com os colaboradores, principalmente se for necessário “chamar a atenção”. Ou há aquele chefe “laissez faire” que acha que os colaboradores sabem o que devem fazer e deixam “correr solto”. Tem também aqueles chefes que têm medo de tomar decisão, ficam em “cima do muro” ou adiam definições.

Não tenha medo de liderar! Assuma o comando da sua equipe! Aqui vão 7 dicas:

1. Gerencie a si mesmo, ou seja, procure conhecer suas potencialidades e também suas limitações. Imponha para si mesmo desafios e metas, buscando melhorar a cada dia.

2. Esteja presente junto à equipe, adquira o hábito de liderar todos os dias. Se precisar ficar distante fisicamente, consiga uma maneira de se fazer presente.

3. Seja um Líder Coach, se empenhando em desenvolver seus colaboradores. Evite dar respostas prontas, fazendo com que a sua equipe se mostre proativa e competente.

4. Personalize sua liderança, descobrindo a melhor maneira de lidar com cada colaborador. Dê atenção às solicitações, feedback constante e instruções passo-a-passo se necessário. Forneça todos os recursos para que a equipe produza, mas seja firme, cobre responsabilidades e resultados. Um líder exigente faz sua equipe crescer.

5. Assuma o comando desde o primeiro dia. Deixe claro o que você espera em relação ao desempenho do colaborador. Padronize processos, faça listas de verificação e, se necessário, repita, repita e repita... Monitore e acompanhe sempre, sem medo de ser rotulado de “controlador”.

6. Cuide da forma de falar e mantenha o equilíbrio emocional em qualquer circunstância. Não deixe de conversar sempre que for necessário.

7. Resolva pequenos problemas antes que eles possam se agravar. Enfrente os problemas sem medo. Tome decisão, se posicione, ainda que possa desagradar alguém.

Agindo desta maneira você estará exercitando seu papel como líder, desenvolvendo sua equipe e contribuindo para alcançar os resultados para sua empresa.





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