Search
  • Claudia Pinto

POR QUE NADAR CONTRA A MARÉ?A importância do RH para as pequenas empresas

TA presença da área de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos em uma grande empresa, é mais que esperado, é comum e imprescindível. Ao longo de anos, é possível observar o avanço desta área nas médias e grandes corporações, afinal, o que explica o sucesso de qualquer organização, são as pessoas, um ativo muito valioso nos dias de hoje. Em um mundo globalizado, tecnologia pode ser igualada, o que faz o diferencial são as pessoas que produzem, vendem, atendem o cliente, coordenam processos, controlam recursos, pesquisam, criam e melhoram procedimentos, ou seja, desenvolvem as empresas, contribuindo para o alcance de resultados.

Um empresário costumava me dizer que não há problemas técnicos, estes são facilmente solucionáveis. Os problemas das empresas são as pessoas.

Se as pessoas são importantes a ponto de ter uma área especialmente para elas nas grandes empresas, por que seria diferente para as pequenas empresas? O que observamos é que nas pequenas e microempresas, há muita informalidade e com isto, não há critérios para selecionar, contratar, administrar, remunerar, capacitar e desenvolver as pessoas, dificultando o trabalho de empresários e gestores.

Daí a necessidade do Empresário ampliar conhecimentos sobre a gestão de pessoas, aprender a liderar equipes, implantar e utilizar processos e ferramentas de RH. Estas ferramentas ajudam a empresa a recrutar e selecionar melhores profissionais, colocando pessoas certas nos lugares certos e favorece a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores. Com os conhecimentos de RH, também é possível aprimorar estratégias para melhor remunerar, valorizar e motivar as equipes, contribuindo para a retenção de talentos e melhoria das relações empresa – colaborador. Isto tudo causa um impacto no resultado e imagem da empresa.

Resultados que podem ser alcançados com a implantação de processos e ferramentas de RH são: diminuição da rotatividade de colaboradores, aumento da produtividade e lucratividade, melhoria de processos, redução de custos, colaboradores mais capacitados e satisfeitos, melhor ambiente de trabalho, clientes mais bem atendidos, entre outros.



#costefficiency #returns

6 views

©2020 by SETA RH CONSULTORIA. Proudly created with Wix.com